segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Release

III Mostra de Artes da Comunicação promove debate sobre comunicação, arte e tecnologia

De 31 de agosto a 11 de setembro
, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sedia a III Mostra de Artes da Comunicação. O evento abre espaço para exposição de trabalhos artísticos de estudantes, técnicos e professores do Curso de Comunicação Social (COS) do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) e propõe a discussão de assuntos relacionados ao fazer artístico e comunicacional, interligados a tecnologia.

Com o tema “Tecnologias de Comunicação e Experiência Estética”, a mostra propõe refletir os modos como os novos meios de comunicação criam diferentes possibilidades para a criação e a apreciação estéticas. Além disso, debates, painéis e palestras, a partir do dia 08 de setembro no auditório da Biblioteca Central da UFAL, vão discutir também como as tecnologias de comunicação podem ajudar na inclusão social, o que muda na cobertura jornalística da vida cultural, quais as leis que protegem o direito autoral em tempos de internet e as principais transformações que as formas artísticas tradicionais (literatura, música) sofreram com o advento do mundo digital.

O evento, que pretende se inserir de vez no calendário cultural da universidade, deve chamar a atenção da comunidade acadêmica para as novas tecnologias de comunicação e suas possibilidades artísticas e sociais. Os destaques desta edição são as presenças do mineiro Daniel Nunes e da professora da UFPE, Nina Velasco.

O músico mineiro vem a Maceió para apresentar detalhes do seu trabalho com plataformas multimídia. Daniel já foi contemplado pelo programa Oi Futuro e edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com as instalações “Tete a Tete” e “Reações Visuais”, respectivamente.

A professora Nina Velasco é doutora em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, durante a mostra, apresentará um panorama das realizações no campo da arte e tecnologia e perspectivas de criação estética e novas possibilidades de comunicação digital.

CICLO DE DEBATES

A programação dos debates será aberta na terça-feira, 08 de setembro, às 14h30, com fala do professor Ronaldo Bispo explicando o tema geral da mostra “Tecnologias de Comunicação e Experiência Estética”.

Em seguida – às 15h – o jornalista Guilherme Lamenha apresenta, junto com Larissa Lisboa e Alice Jardim, novos meios e formatos contemporâneos para cobertura cultural. À noite, a partir das 18h50, Glauber Xavier, representante do grupo Saudáveis Subversivos, Lis Paim e Nataska Conrado, do cineclube Tela Tudo, discutem maneiras de inclusão através da arte.

A quarta-feira, 09, inicia às 14h30 com a presença dos músicos Wado, Vitor Pirralho e Marcelo Marques. Os três relatarão suas experiências no cenário musical alagoano, dando ênfase a maneiras para difusão de seus trabalhos pelos meios digitais de comunicação. À noite o assunto é literatura. Os professores Marcus Vinicius, Susana Souto e o escritor Leo Cardoso discutirão a aplicação do gênero aos novos meios.

No penúltimo dia, a partir das 14h30, será exibido o filme “Good Copy, Bad Copy”, de Andreas Johnsen, Ralf Christensen e Henrik Moltke. O documentário é sobre direitos autorais em tempos de novas mídias. Após a sessão, haverá um debate sobre o tema com Sidney Rêgo, advogado especialista em propriedade intelectual. Às 18h50, Daniel Nunes apresenta seus trabalhos que envolvem arte, tecnologia e convergência de novas mídias.

Na sexta-feira, às 14h30, a professora Nina Velasco encerra o ciclo de debates com uma palestra sobre novas perspectivas na arte e tecnologias.

Todos os dias, no intervalo entre as palestras, serão apresentados trabalhos inscritos como criações audiovisuais, teatro, dança, música ou performances que envolvam mais de uma linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário